Trail Running

Segunda edição do Trail Run “Aqui Há-Os” Microplásticos levou 430 atletas à Figueira da Foz

Segunda edição do Trail Run “Aqui Há-Os” Microplásticos levou 430 atletas à Figueira da Foz

Segunda edição do Trail Run “Aqui Há-Os” Microplásticos levou 430 atletas à Figueira da Foz

» A praia de Quiaios e a Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, voltaram a ser o palco privilegiado para o Trail Run “Aqui-Há-Os” Microplásticos, realizado no passado domingo, sob a organização do clube Talentos Objetivos.

» Evento teve provas de 27 km, pontuável para a Taça de Portugal-ATRP e com estatuto UTMB Qualifier, e de 19 km, pontuável para o circuito distrital da ADAC, além de um percurso de caminhada, promovendo as potencialidades da região.

Em maio do ano passado, a edição inaugural do Trail Run “Aqui-Há-Os” já tinha reunido 300 participantes, apesar de uma conjuntura que ainda estava marcada pela pandemia mundial. No passado domingo, a segunda edição do evento do clube Talentos Objetivos atraiu nada menos de 430 atletas, divididos pelas três distâncias do percurso: Trail Longo (27 km), Trail Curto (19 km) e Caminhada (10 km).

Com partida e chegada na emblemática Praia de Quiaios, o percurso explorava os belíssimos trilhos de montanha da Serra da Boa Viagem, num Trail duro e exigente, mas que recolheu elogios dos participantes, pela beleza dos cenários naturais.

O Trail longo era pontuável para o circuito da Taça de Portugal – ATRP, sendo também um dos ‘qualifiers’ portugueses para o mítico Ultra Trail de Mont Blanc, uma das mais famosas provas mundiais da modalidade. Daniel Santos foi o mais rápido a percorrer os 27 quilómetros na Figueira da Foz, com o atleta da EDV Viana Trail a ficar na frente de João Silva (ACDRS de Quinhendros), e de Avelino Macedo (Vila Verde a Correr). A vitória feminina foi para Melissa Fernandes, do Clube Desportivo de Espite, com Carla Leite e Idalina Marques, atletas da Zona Alta Trail, a subirem também ao pódio.

A vitória no Trail curto foi discutida ao sprint mesmo até aos metros finais, com Vasco Pereira, da Escola de Atletismo de Coimbra, a ser o primeiro a cortar a meta, logo na frente de Bruno Andrade, do Atletismo Clube da Tocha. Alex Silva, do clube Talentos Objetivos, completou o pódio no final dos 19 kms. A prova feminina foi ganha pela jovem Constança Pelicano, do Grupo Recreativo Vilaverdense, que foi acompanhada no pódio por Joana Dionísio (Soure Mov) e Júlia Santos (da DCI / Trilhos Luso Bussaco).

Em pleno Dia da Mãe, todas as mães deste 2.º Trail Run “Aqui-Há-Os” Microplásticos receberam uma flor por parte da organização, para assinalar o dia especial.

Anfitrião do evento, o presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Ricardo Santos, destacou o potencial dos desportos de natureza na vila de Quiaios. “Temos o objetivo estratégico de tornar o nosso território um local de referência para os desportos de natureza, portanto este Trail Run insere-se perfeitamente nesta lógica e vamos continuar a apoiar a organização, que está de parabéns”, referiu Ricardo Santos.

Manuel Domingues, vereador do Município da Figueira da Foz, também realçou o ‘casamento’ perfeito entre o Trail Run e a Figueira da Foz. “Este é um tipo de eventos descentralizados que aproveitam as condições naturais fantásticas da serra e da praia. São organizações como estas que a Figueira da Foz precisa e a prova disso está na enorme adesão de atletas a este Trail Run”, afirmou Manuel Domingues.  

Todas as classificações do 2.º Trail Run “Aqui-Há-Os” Microplásticos podem ser consultadas online em https://runmanager.net/eventos/2-trail-run-aqui-ha-os/562.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.