Trail Running

“Trail Aqui Há-Os” é uma prova fantástica e para repetir por muitos e muitos anos

“Trail Aqui Há-Os” é uma prova fantástica e para repetir por muitos e muitos anos

“Trail Aqui Há-Os” é uma prova fantástica e para repetir por muitos e muitos anos

Realizou-se no passado domingo, dia 4 de maio, a 5.ª edição do “Trail Aqui Há-Os”, uma organização do Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio com o apoio do Município da Figueira da Foz e das juntas de freguesia Quiaios, Buarcos e São Julião. A prova apresentou cinco distâncias competitivas: Trail Ultra (47 km) – prova única da ADAC-Associação Distrital de Atletismo de Coimbra; Trail Longo (31 km); Trail Curto (17 km); Trail jovem (12 km) que pontuaram para o Circuito Nacional e Caminhada (12 km), todas com partida e chegada na Praia de Quiaios – ao contrário da distância maior, que teve partida de Buarcos.

Duro, com vistas de cortar a respiração, percursos sinuosos, mas arrebatadores, trilhos enlameados, escorregadios e desafiantes, o “Trail Aqui Há-Os” voltou a ser um enorme desafio de superação e resistência para mais de meio milhar de atletas.

A prova, que foi palco para a luta pelo título distrital de Ultra Trail, ficou marcada, à partida, por um minuto de silêncio por Américo Grou, atleta do Grupo Recreativo Vilaverdense, falecido no fim de semana anterior, em prova realizada em Soure.

A prova Trail Ultra foi ganha por Pedro Gomes (Aravaipa Racing Team). Fecharam o pódio masculino Carlos Pereira (CT Carlos Sá Penacova) e Diogo Pinheiro (Coimbra Trail Running TR) que se sagraram, respetivamente, campeão e vice-campeão distrital. O pódio distrital masculino ficou fechado com Pedro Veríssimo (GR Vilaverdense). Em femininos a vitória foi para Guida Pontes (CF Os Marialvas), seguida de Mariana Girão (Farmácia Luciano e Matos) e Andreia Brás (Soure Mov).

Ao sagrarem-se campeões distritais, Carlos Pereira (CT Carlos Sá Penacova) e Guida Pontes (CF Os Marialvas) saíram da Praia de Quiaios com o apuramento garantido para o Campeonato Nacional, que se disputa no próximo sábado, em Manteigas, no Estrela Grande Trail.

No Trail longo Paulo Neves (Atletismo Clube da Tocha) foi o primeiro a chegar à meta, seguido por Miguel Baptista (mbUP.treino) e Rafael Matias (Vila Ventura Trail). A vitória feminina foi para Inês Tomás (Vila Ventura), tendo Cristiana Ferreira (Luso Bussaco) e Jessica Lopes (Quinhendros) fechado o pódio.

A vitória no Trail Curto “sorriu” ao atleta do Gatões Btt, Tiago Silva, tendo completado o pódio Vasco Pereira (Escola de Atletismo de Coimbra) e Alexis Silva (Atletismo Clube da Tocha). A prova feminina foi ganha por Melissa Fernandes (Clube Desportivo de Espite), acompanhada no pódio por Tânia Padilha e Ana Melo (Saca Trilhos Anadia).

No circuito jovem Joaquim Sousa (GRVilaverdense) foi o mais rápido, tendo superado Nuno Bugalho (Gatões BTT) e José Leal (Ameal Trail), que cortaram a meta em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Os três lugares de pódio da geral feminina foram preenchidos por Susana Matos (individual), Ana Gomes (individual) e Filipa Rodrigues (Ameal Trail).

A entrega de prémios decorreu no Parque de Merendas da Praia de Quiaios e contou, entre outras entidades, com a presença do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, do vereador do Desporto, Manuel Domingues e do presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Ricardo Santos.

Pedro Santana Lopes que se manifestou muito satisfeito por “ver a Figueira cheia e por boas razões”, salientou “esta é uma prova de facto fantástica”, motivo de orgulho e para repetir por muitos e muitos anos”, que “traduz também o nosso empenho em aproveitar esta natureza, estas condições fantásticas, nomeadamente nesta freguesia de Quiaios, para cada vez haver mais provas”. 

texto: comunicação CMFF

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *