GOUVEIA SERÁ A CAPITAL MUNDIAL DO TRIAL

GOUVEIA SERÁ A CAPITAL MUNDIAL DO TRIAL

GOUVEIA SERÁ A CAPITAL MUNDIAL DO TRIAL

» Os melhores pilotos do mundo de Trial estão de regresso a Portugal e às emblemáticas paisagens de Gouveia, palco privilegiado para o FIM Trial das Nações, a disputar entre 17 e 19 de setembro.

» Prova portuguesa também marca o encerramento do Campeonato do Mundo FIM de Trial (TrialGP) e será pontuável para seis competições internacionais.

» Percurso delineado no centro de Gouveia promete espetáculo e belas imagens.

A região da Serra da Estrela e a belíssima cidade de Gouveia voltam a receber a elite mundial do Trial, desta vez para um fim de semana em cheio e que contará com uma das mais históricas competições de seleções da Federação Internacional de Motociclismo, o FIM Trial das Nações. Disputada oficialmente desde 1985, esta competição será realizada apenas pela segunda vez em Portugal e em estreia absoluta em Gouveia, cidade que já se tornou uma etapa emblemática do Campeonato do Mundo de Trial (TrialGP), que voltará a receber este ano, desta vez em paralelo com o Trial das Nações, em sequência da recente anulação da ronda britânica do Mundial.

Gouveia deveria ter albergado o Trial das Nações no ano passado, mas a edição foi adiada para 2021 devido às contingências da pandemia mundial. Agora, a organização a cargo do clube Talentos Objetivos e do Município de Gouveia, com a colaboração do Peña Moteros Val Miñor, também terá a responsabilidade de organizar a derradeira ronda dos Mundiais de TrialGP e Trial 2, num total de seis competições distintas no mesmo fim de semana: Trial das Nações masculino e feminino, TrialGP, Trial 2, TrialGP Women e Trial 2 Women. Para isso, a organização delineou uma prova totalmente disputada no centro da cidade de Gouveia, aproveitando um anfiteatro natural com condições únicas para a modalidade, além de garantir rigorosas medidas de segurança sanitária.



PERCURSO DE NÍVEL MUNDIAL

Com o paddock instalado no espaço da Central de Camionagem, os concorrentes terão pela frente um percurso com 5,8 quilómetros de extensão e que começa no Parque da Ribeira, uma zona exemplarmente requalificada pela autarquia de Gouveia e que nas recentes edições do Mundial de Trial proporcionou imagens de grande espetacularidade para o público, com obstáculos de elevado grau de dificuldade ao longo do curso de água. Depois do Parque da Ribeira, os pilotos seguem para a zona da antiga oficina dos Correias, onde encontrarão um tipo de piso diferenciado, seguindo-se a Mata da Cerca e o regresso à Central de Camionagem.
 
Um percurso exigente e diversificado, que inclui um total de 15 zonas para as seleções do FIM Trial das Nações (masculino e feminino), e 12 zonas para os concorrentes do TrialGP, Trial 2, TrialGP Women e Trial 2 Women. Cada prova incluirá duas voltas ao percurso. O dia de sexta-feira, 17 de setembro, estará reservado às verificações técnicas e administrativas e às primeiras sessões de treinos. No sábado, disputam-se as provas das categorias do Campeonato do Mundo FIM de Trial. Por sua vez, o dia de domingo será totalmente dedicado ao FIM Trial das Nações, onde as maiores potências do Trial vão discutir os títulos mundiais de seleções masculinas e femininas, com cerca de duas dezenas de países representados. Entre eles, claro, as seleções de Portugal, que vão tentar aproveitar o ‘fator casa’ em Gouveia. Em perspetiva, um fim de semana em cheio para os adeptos do motociclismo e não só.

EM DIRETO: 

Manuel Marinheiro (Presidente da Federação de Motociclismo de Portugal):

“Para a FMP é uma honra continuarmos a receber grandes eventos de motociclismo em Portugal. É algo que mostra o prestígio internacional e a qualidade das nossas organizações, em diferentes modalidades. O Trial das Nações será certamente mais um grande espetáculo em Gouveia, pois teremos cá os melhores pilotos do mundo da especialidade, masculinos e femininos. Espero que a seleção portuguesa possa competir lado a lado com as estrelas do Trial e voltar a representar o país da melhor forma.”
 
Jorge Simões (Presidente Talentos Objetivos):

“A parceria do Talentos Objetivos com o Município de Gouveia continua a dar frutos ano após ano e a trazer grandes eventos a esta belíssima região, que eu considero que tem condições excecionais para o Trial e para o Enduro. O Trial das Nações é mais um desafio enorme, pela logística envolvida nesta conjuntura, mas a adesão dos pilotos e dos diferentes países foi notável, pois todos querem competir em Gouveia. Com anulação da ronda do TrialGP na Grã-Bretanha, fomos abordados para receber a última prova dos Mundiais de TrialGP  e Trial 2 e decidimos aceitar o desafio, tal como já tinha acontecido com as provas de TrialGP Women e Trial 2 Women. É uma grande responsabilidade, mas temos uma equipa motivada e experiente, da qual fazem parte os nossos amigos do Peña Moteros Val Miñor. O nosso lema para este ano é “Primeiro as Pessoas”, a propósito dos obstáculos que todos superámos com a pandemia. Juntos, tudo faremos para voltar a mostrar ao mundo o espetáculo do Trial em Gouveia.”
Please follow and like us: