Talentos Objetivos promoveu acção de sensibilização às invasoras ”Ervas-das-Pampas”

Talentos Objetivos promoveu acção de sensibilização às invasoras ”Ervas-das-Pampas”

Talentos Objetivos promoveu acção de sensibilização às invasoras ”Ervas-das-Pampas”

A associação Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio, através dos seus associados, familiares e amigos, levou a cabo no dia 8 outubro uma ação de sensibilização sobre a espécie invasora ‘ervas-das-pampas’ (Cortaderia Selloana) e deu a conhecer o procedimento do corte de plumas das muitas ‘ervas-das-pampas’ que se encontravam no Parque da Emide – Buarcos/Figueira da Foz.

“Utilizamos a técnica de retirar a plumas que é para evitar a propagação e germinação das sementes, minimizando assim novas populações no próximo ano. Esta é altura ideal (meados de setembro e meados de outubro) porque as sementes ainda não ‘estão maduras’. Mas antes de iniciarmos o corte demos um pequeno briefing aos presentes: como cortar as plumas e seu acondicionamento”; explicou o mentor da ação, o associado Manuel Simões.

Para o director da associação e responsável pela equipa de Trail Run, “este é mais um dos modos de estar desta associação. Até então nunca me tinha apercebido da quantidade das ‘ervas-das-pampas’. Quando o Manuel me abordou para esta acção e me falou nesta “praga” eu comecei a ver só ‘ervas-das-pampas’. Interessante como o conhecimento nos leva a ver de outra maneira e com maior atenção”; comentou Amilcar Ramos, realçando que “na prática esta ação foi pequeníssima mas conseguimos ter connosco pais e filhos presentes. Certamente as crianças assimilaram o quanto é importante combater as espécies invasoras através de técnicas apropriadas. Não esquecendo que o que nós fizemos aqui foi muito simples e qualquer cidadão o pode fazer.”

A acção contou com o apoio logístico do Município da Figueira da Foz na cedência de sacos para embalamento das plumas, sua recolha e o consentimento para a acção.

Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio, sedeada na Figueira da Foz, é uma associação de direito privado, dotada de personalidade jurídica, cultural, desportiva e recreativa, sem fins lucrativos e tem por objecto social dinamizar, promover e organizar eventos de carácter desportivo, actividades de lazer, recreativas, culturais, sociais e de formação. Esta filiada na FMP – Federação Motociclismo de Portugal, na FPA – Federação de Atletismo de Portugal, ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, na FPC – Federação Portuguesa de Ciclismo e na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

Please follow and like us: