Talentos Objetivos promove novamente acção de sensibilização sobre invasoras ‘Ervas-das-Pampas’

Talentos Objetivos promove novamente acção de sensibilização sobre invasoras ‘Ervas-das-Pampas’

Talentos Objetivos promove novamente acção de sensibilização sobre invasoras ‘Ervas-das-Pampas’

Junte-se à iniciativa no próximo dia 30 de setembro e ajude a cortar as plumas das ervas-das-pampas na Quinta da Borloteira-Figueira da Foz.

Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio e o Município da Figueira da Foz vão promover mais uma vez uma ação de sensibilização sobre a espécie invasora ‘ervas-das-pampas’ (Cortaderia Selloana) que terá lugar na Quinta da Borloteira no dia 30 de setembro pelas 9H30.

Esta ação tem como primeiro objetivo evitar a propagação e germinação das sementes, minimizando assim novas populações do próximo ano. A técnica a usar será o corte das plumas, armazenando-as em sacos plásticos para apodrecer as sementes.
Como segundo objetivo a sensibilização da população em geral para esta espécie invasora que ainda tem imensa desinformação e desconhecimento.

“Esta é altura ideal (meados de setembro e meados de outubro) porque as sementes ainda não ‘estão maduras’. Mas antes de iniciarmos o corte daremos um pequeno briefing aos presentes: como cortar as plumas e seu acondicionamento”; adiantou o mentor da ação, o associado Manuel Simões.
“É uma planta exótica invasora originária da América do Sul que provoca sérios danos nos ecossistemas ao cirar barreiras à circulação da fauna e utiliza os recursos disponíveis para outras espécies. Além disso, provoca alergias e as folhas são cortantes. Nesta ação desafiamos a população a juntar-se a nós no corte de plumas das muitas ervas-das-pampas que se encontram ao redor do Parque Infantil (norte) da Quinta da Borloteira”; acrescentou Manuel.

30 de setembro de 2023 (sábado)
– Destinatários: público geral
– Local: Parque Infantil (norte) da Quinta da Borloteira (40°10’8.37″N   8°51’10.93″W)

09H30 – Receção/Boas-Vindas aos participantes
            – Briefing sobre o tema em causa, cuidados a ter e metodologia na ‘apanha’

09H45 – Inicio da ação

11H30 – Pequena pausa para ‘lanche’ oferecido pelos promotores

11H45 – Re-inicio da ação

12H30 – Fim da ação e Briefing de agradecimento

Recomendações: Trazer camisola de manga comprida, máscara, luvas de jardinagem e tesoura de poda (ou outro tipo de tesoura que corte bem).

2023-Ação Ambiental ervas-das-pampas –

AÇÃO em 2022

Please follow and like us: