Talentos Objetivos promoveu 2ª acção de sensibilização às invasoras ‘Erva-das-Pampas’

Talentos Objetivos promoveu 2ª acção de sensibilização às invasoras ‘Erva-das-Pampas’

Talentos Objetivos promoveu 2ª acção de sensibilização às invasoras ‘Erva-das-Pampas’

A associação Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio, através dos seus associados, familiares, amigos e alguns cidadãos residentes, levou a cabo no dia 30 de setembro de 2023 a segunda ação de sensibilização sobre a espécie invasora ‘erva-das-pampas’ (Cortaderia Selloana) e deu a conhecer o procedimento do corte de plumas das muitas ‘erva-das-pampas’ que se encontravam na Quinta da Borloteira/Tavarede Figueira da Foz.
“À semelhança da edição anterior, propusemo-nos sensibilizar o quanto a ‘erva-das-pampas’ é nociva ao ser humano. Com um pequeno ‘briefing’ aos presentes, falamos sobre os cuidados a ter perante esta invasora, como cortar as plumas e seu acondicionamento.
Utilizamos a técnica de retirar a plumas que é para evitar a propagação e germinação das sementes, minimizando assim novas populações no próximo ano. Esta é altura ideal (setembro e outubro) porque as sementes ainda não estão maduras”; relembrou o mentor da ação o socio Manuel Simões
Para o diretor da associação e responsável pela equipa de Trail Run, “este é mais um dos modos de estar desta associação. Foi na primeira ação, até então nunca me tinha apercebido da quantidade da ‘erva-das-pampas’ que proliferam por este país. Quando o Manuel me abordou para a primeira ação e me falou nesta ‘praga’ eu comecei a ver só ‘erva-das-pampas’. Interessante como o conhecimento nos leva a ver de outra maneira e com mais atenção”; comentou Amílcar Ramos, realçando que “na prática esta ação foi pequeníssima, mas conseguimos ter connosco pais e filhos. Certamente as crianças assimilaram o quanto é importante combater as espécies invasoras através de técnicas apropriadas. Não esquecendo que o que nós fizemos aqui foi muito simples e qualquer cidadão o pode fazer”; confessou o atleta/diretor Amílcar Ramos
É pratica da associação dar ‘um miminho’ a quem participa nos seus eventos, e este não fugiu à regra. No final os participantes foram contemplados com um pequeno lanche. Foram momentos únicos, de troca de ideias e de possíveis ações futuras.
Esta ação contou com o apoio do Município da Figueira da Foz e ofereceu tambem aos participantes uma pequena lembrança.

Please follow and like us: