GP de Portugal

O que é o Enduro

Fotografia de “Motorcycle Hall of Fame Museum”

É uma prova de regularidade que se realiza num percurso de trilhos, pistas ou estradas abertas à circulação normal. Integradas ao percurso, encontram-se várias provas classificativas intituladas PEC’s – Provas Especiais Cronometradas (organizadas em circuitos fechados ao tráfego normal, sob quaisquer condições do tempo), na qual o desempenho do piloto é determinante para sua classificação na prova de Enduro.

Devem realizar-se 3 ou mais voltas ao percurso em cada dia de prova. Cada volta deve ter uma distância máxima de 50 quilómetros, incluindo as PEC’s. O tempo máximo para percorrer cada volta deve ser de 1h30min, e a duração de cada dia de competição deve ser entre cinco horas e sete horas.

A primeira grande competição de que há registo aconteceu em 1902 quando o Moto Cycle de França organizou uma Taça Internacional num percurso de 54 Km percorrido por 5 vezes. Esta poderá ter sido a prova que deu origem aos seis dias (Olimpíadas do Enduro por selecções nacionais), obviamente com regras diferentes das actuais, mas já então com seis seleções constituídas por três pilotos, cada uma: França, Inglaterra, Áustria, Hungria, Dinamarca e Alemanha. No final deste evento ficou claro que era necessário elaborar o primeiro regulamento para a modalidade, que surgiu dois anos mais tarde quando se fundou a Federação Internacional dos Clubes de Motociclismo que até hoje tem gerido os destinos do motociclismo a nível mundial.